domingo, 26 de abril de 2009

Os Mundos Virtuais e as suas Ideologias



Com o desenvolvimento da tecnologia, o aparecimento de novas formas de comunicação vão aparecendo, umas para simplificar a socialização inter-pessoal, outras para facilitar a partilha de informação, estando esta agora, disponível em enumerados suportes e formatos.

Os Mundos Virtuais fazem parte desse desenvolvimento tecnológico.

Tendo eu criado uma conta no "Second Life" ("SL"), por forma de pesquisa à elaboração deste exercício, fiquei a conhecer um mundo vasto, inimaginável e enormemente extenso. Este mundo virtual, possui tudo, ou quase tudo ao que o nosso mundo real pertence. 

Sendo um mundo virtual, onde nos é possível fazer tudo, ou quase tudo, no meu caso, e penso que em caso geral também, tive dificuldades ao iniciar o software, pois, com tanta coisa para fazer dificilmente saberia como começar a navegação no mar imenso do "SL", então, como "ponto um" da minha pesquisa, limitei-me a viajar e a perguntar a pessoas de países completamente opostos ao nosso, qual o objectivo deste mundo e o que as mesmas nele procuravam. As respostas foram inúmeras, desde o "Isto é apenas um chat com avatares em 3D, o que é que tu achavas que era?" ao "Eu tenho uma empresa de manipulação de fotos, e ganho dinheiro com a minha loja virtual". Uma resposta que considerei bastante interessante, foi de um utilizador que à pergunta "Mas porque é que frequentas um Mundo Virtual?" me respondeu: "Porque aqui, todos podemos ser o que desejamos, não há pessoas feias, nem pessoas gordas, é um mundo criado a partir da idealização da perfeição julgada pelos humanos."

Quanto aos movimentos ideológicos, para além de "SL"possuir a opção de "criar um grupo" no mundo virtual em questão, facilmente será possível observar que Barack Obama fez uma campanha enorme através deste suporte; Artistas de renome mundial deram concertos, como Madonna; e até que a informação do desaparecimento de Maddie Maccain por "SL"passou.

Concluindo, os mundos virtuais, quase que podem ser representações do real "onde não existem pessoas feias, nem gordas", onde nos é possível divulgar trabalhos, ideias, defender direitos e opiniões, na verdade, um mundo virtual é parecidíssimo com o Mundo real, não sendo, como as pessoas pensam um oposto do mesmo.


1 comentário: