Para que se seja conseguida, uma maior à vontade no que toca à navegação na Internet, foi-me pedido, mais uma vez para a disciplina de Cibercultura, que sempre está subjectivada neste blogue, que criasse contas nas mais variadas ferramentas disponíveis na“web”. Como tal, e por serem as que neste momento me trarão um maior reconhecimento a nível profissional, acabei por criar“acounts” em quatro ferramentas específicas, sendo elas: o“Delicious”, o “Flickr”, o“YouTube” e o “Twitter".
De todas as ferramentas referidas anteriormente, apenas com o “YouTube” eu já tinha trabalhado, de resto, apenas conhecia o “Flickr”, mas nunca dele me fiz utilizador.
À primeira vista, todos estes sites possuem de uma grande integração social, partilha e comunicação. Todos eles, no fundo, dão a oportunidade ao utilizador de poder partilhar com o mundo o que mais gosta, o que vê, o que ouve, fazendo-o com apenas algumas pequenas diferenças de uma ferramenta para outra.
Por exemplo, enquanto o “Delicious” nos permite partilhar com outros utilizadores os nossos favoritos, o “Flickr” permite que mostremos aos mesmos a nossa galeria de fotos virtuais. Já o “YouTube”, permite o “upload” de vídeos feitos e manipulados por nós mesmos. Em relação ao “Twitter", das quatro ferramentas, é a que mais se distingue das outras, pois este “site” tem o formato de“microblogging”, ou seja, é-nos limitado o uso de caracteres na interacção com outros utilizadores, o que nos obriga a ter uma maior objectividade e a ser mais apelativos.
Em relação às expectativas, acredito que todas as ferramentas que nos são facultadas existem para uma maior inserção no meio“web” pelo que, farei os possíveis para conseguir uma maior integração nas mesmas, tanto a nível profissional, como a nível do lazer.
Boa exposição das primeiras impressões.
ResponderEliminarApenas uma nota: deverá tornar pública a sua conta do Twitter, no sentido de melhor promover a interacção e a exposição do seu trabalho.
Inês Amaral