sexta-feira, 27 de março de 2009

Comunidades Virtuais:



Este exercício tem como objectivo a pesquisa de comunidades virtuais existentes em distintas áreas e interesses disponíveis na “internet”.

Em relação à pesquisa, decidi escolher, como tema, "Weeds", uma serie televisiva cuja produção e exibição está a cabo do grupo Showtime.


Já conhecendo o hi5, limitei-me a iniciar uma pequena pesquisa entre os grupos do “site”, grupos, esses, distinguidos por interesses partilhados por utilizadores de hi5. Limitei-me a fazer uma pesquisa básica sem qualquer restrição, visto que o site em questão não se limita a uma língua só, ou a um único país, tornando por isso a minha pesquisa mais geral. A comunidade virtual que mais achei pertinente, em relação ao tema escolhido, foi “Weeds fans – For weeds lovers.

Já em relação ao Flickr, como não estou ainda muito ambientada com esta ferramenta, fiz apenas uma pesquisa, digitando na caixa de pesquisa a palavra “Weeds”, mas, definindo a pesquisa para grupos e descrições dos mesmos, nessa serie de “sites” apresentados, mais uma vez, procurei o que achei que mais se adequava ao objectivo da minha pesquisa, ou seja, Showtime’s Weeds.

Para finalizar a pesquisa, fiz uma procura rápida no Google, definindo a pesquisa para “páginas escritas em Português”, sendo, dentro do resultado apresentado, o site da "Sapo" o que mais correspondeu às minhas expectativas, ou seja, Erva – Weeds.


Estes três resultados, foram, de certa forma os que mais se identificaram com o que eu pretendia, de qualquer forma, devo confessar, que não tive grande preocupação em descriminar, ou não, a pesquisa de maneira a tornar a mesma mais directa e objectiva, no entanto, essa menor preocupação serviu também para que eu ficasse com um maior leque de opções, as que mais tarde iria excluir deixando apenas as que anteriormente apresentei.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Iniciação a novas ferramentas "web":


Para que se seja conseguida, uma maior à vontade no que toca à navegação na Internet, foi-me pedido, mais uma vez para a disciplina de Cibercultura, que sempre está subjectivada neste blogue, que criasse contas nas mais variadas ferramentas disponíveis na“web”. Como tal, e por serem as que neste momento me trarão um maior reconhecimento a nível profissional, acabei por criar“acounts” em quatro ferramentas específicas, sendo elas: oDelicious, o Flickr, oYouTube e o Twitter". 


De todas as ferramentas referidas anteriormente, apenas com o YouTube eu já tinha trabalhado, de resto, apenas conhecia o Flickr, mas nunca dele me fiz utilizador. 


À primeira vista, todos estes sites possuem de uma grande integração social, partilha e comunicação. Todos eles, no fundo, dão a oportunidade ao utilizador de poder partilhar com o mundo o que mais gosta, o que vê, o que ouve, fazendo-o com apenas algumas pequenas diferenças de uma ferramenta para outra.

Por exemplo, enquanto o Delicious” nos permite partilhar com outros utilizadores os nossos favoritos, o Flickr permite que mostremos aos mesmos a nossa galeria de fotos virtuais. Já o YouTube, permite o “upload” de vídeos feitos e manipulados por nós mesmos. Em relação ao Twitter", das quatro ferramentas, é a que mais se distingue das outras, pois este “site” tem o formato de“microblogging”, ou seja, é-nos limitado o uso de caracteres na interacção com outros utilizadores, o que nos obriga a ter uma maior objectividade e a ser mais apelativos. 


Em relação às expectativas, acredito que todas as ferramentas que nos são facultadas existem para uma maior inserção no meio“web” pelo que, farei os possíveis para conseguir uma maior integração nas mesmas, tanto a nível profissional, como a nível do lazer.


sexta-feira, 13 de março de 2009

Pesquisa & "wikis":


Inicialmente, optei pela Bomba Atómica como tema. e então, aqui fica a minha pesquisa:


Sendo uma arma de um poder destrutivo imenso, a bomba atómica, cuja sua energia deriva de uma reacção nuclear, é a única bomba capaz de causar uma destruição tão grande quanto aquela que aconteceu em Hiroshima, a seis de Agosto de 1945.

Muitas vezes, este tipo de bomba, confunde-se com um aparato de fissão. Mas o que caracteriza uma bomba atómica, para além do seu poder indiscutível, é o facto de a sua utilização ser militar via meios aéreos, como caças ou bombardeiros.


Para fazer esta pequena pesquisa, utilizei três "sites" de formato "wiki", a "Wikipédia", a "Wapédia" e a "wikiquote".


Quanto aos três “sites” que utilizei, todos eles giram à volta da mesma estrutura, sendo eles, enciclopédias on-line cujo próprio utilizador, possuindo conhecimento, poderá ajudar à expansão da mesma, sendo que, em relação à "Wapédia", esta se encontra em versão móvel, podendo por isso ser, com maior facilidade, pesquisada em dispositivos moveis, como telemóveis.


terça-feira, 3 de março de 2009

Análise de blogues:



Depois de uma fase de pesquisa, deixo aqui os três blogues que escolhi para a análise no âmbito da disciplina em causa (Cibercultura): Afaz Multimédia – Design Digital, TechWorld – Mundo Tecnológico e Live Tecnologies.


Começando pelo primeiro, Afaz Multimédia – Design Digital, o seu conteúdo foca directamente a plataforma em que foi desenvolvido. As suas mensagens ou “posts” contêm “tags”, para que seja fácil a identificação de assuntos relacionados com a mensagem correspondente aos mesmos. Quanto ao “Social Bookmarking”, este Blogue não possui, tal como “Crowdsourcing Content”.


Em Relação ao TechWorld – Mundo Tecnológico, este blogue explora a evolução da tecnologia actual, trabalha em volta da tecnologia digital gerada no mundo, tal como o seu nome indica. Semelhante ao anterior, este blogue não dispõe também de “Social Bookmarking” nem de “Crowdsourcing Content”, no entanto, na lateral, contem uma enorme a vasta gama de outros sites relacionados e que o autor considera interessantes, já em relação aos “tags”, este blogue é adepto da sua utilização sendo ela de bastante frequência.


Para finalizar, Live Tecnologies, um blogue bastante semelhante aos anteriores, tanto no conteúdo, como na sua estrutura. Procura também a partilha ao mundo da evolução tecnológica e ajuda o seu leitor a conhecer programas e outras utilidades digitais.