quarta-feira, 27 de maio de 2009

Balanço da Unidade Curricular de Cibercultura



Em relação ao balanço final da disciplina em causa e acima descrita, foi com grande interesse e preocupação que elaborei os exercícios propostos nas aulas práticas. Uns com maior entusiasmo que outros, mas, com a introdução a novos meios de comunicar através de plataformas digitais a dedicação e interesse quase sempre se manifestaram.

Começando pelo "weblog", a ideia da criação de um espaço onde pudesse desenvolver o meu trabalho, desde inicio me cativou, talvez por ser um meio de expressão cultural, ou até de um certo exibicionismo a nível de escrita, a verdade é que tudo o que o envolveu, desde a formatação de texto, a escolha do "template", à apresentação visual, foi feito demasiadamente pormenorizado de modo a chamar a atenção e demonstrar grande diversidade visual (para que a leitura não se tornasse demasiado extensa).

Depois surgiu todas aquelas ferramentas de criação de indentidade, das quais nao farei descrição, visto que esta, se encontra no "post" anterior.

Concluindo, esta disciplina, à base de exercicios práticos e comunicativos, foi uma das que teve maior impacto neste segundo semestre. Tudo o que envolveu, desde a criatividade à pesquisa, teve um papel importante para a integração dos alunos nas tecnologias usadas actualmente, ao nivel escolar em que os mesmo se encontram, tendo-os feito crescer como alunos e pessoas (no campo da comunicação).


As novas ferramentas "web"



Ao longo da Unidade Curricular de Cibercultura, foi-me sugerida a integração nas ferramentas de utilização internauta que na "moda" de hoje em dia coexistiam.

Algumas já conhecidas, outras não, no entanto algumas foram me úteis para outras disciplinas, nomeadamente, à disciplina de Design (a utilização da galeria de enorme expansão do "Flickr").

Talvez por falta de criatividade para a elaboração de video, a conta do "Youtube" não tenha sido utilizada com grande frequência, pois possuo de uma conta alternativa, com videos montados por mim, mas não de uma forma que considere a valorização do meu trabalho, sendo, essa conta, apenas algumas brincadeiras com montagem de video e imagem.

Quanto ao "Flickr", este foi o motor de busca de imagem que utilizei para a paginação de uma revista proposta à Unidade Curricular de Design Gráfico, como acima descrevi, resumindo, este "site" veio substituir a utilização dada por mim ao "DeviantArt".

Já o "Delicious" e o "Twitter", considero ferramentas de difícil compreensão, penso, por isso, ainda não ter percebido a grande finalidade destas duas ferramentas, não é não perceber para que servem, mas perceber qual o interesse dos outros internautas na percepção dos meus favoritos (no caso do "Delicious") e qual o interesse das pessoas na visualização do que escrevo no "Twitter".

Para terminar, achei a criação da "wiki" extremamente interessante, todas as ligações entre páginas ao qual podemos ser nós próprios a descrever o significado do que quer que seja torna esta ferramenta, a meu ver, uma ferramenta de grande interesse e expansão cultural.


domingo, 26 de abril de 2009

Os Mundos Virtuais e as suas Ideologias



Com o desenvolvimento da tecnologia, o aparecimento de novas formas de comunicação vão aparecendo, umas para simplificar a socialização inter-pessoal, outras para facilitar a partilha de informação, estando esta agora, disponível em enumerados suportes e formatos.

Os Mundos Virtuais fazem parte desse desenvolvimento tecnológico.

Tendo eu criado uma conta no "Second Life" ("SL"), por forma de pesquisa à elaboração deste exercício, fiquei a conhecer um mundo vasto, inimaginável e enormemente extenso. Este mundo virtual, possui tudo, ou quase tudo ao que o nosso mundo real pertence. 

Sendo um mundo virtual, onde nos é possível fazer tudo, ou quase tudo, no meu caso, e penso que em caso geral também, tive dificuldades ao iniciar o software, pois, com tanta coisa para fazer dificilmente saberia como começar a navegação no mar imenso do "SL", então, como "ponto um" da minha pesquisa, limitei-me a viajar e a perguntar a pessoas de países completamente opostos ao nosso, qual o objectivo deste mundo e o que as mesmas nele procuravam. As respostas foram inúmeras, desde o "Isto é apenas um chat com avatares em 3D, o que é que tu achavas que era?" ao "Eu tenho uma empresa de manipulação de fotos, e ganho dinheiro com a minha loja virtual". Uma resposta que considerei bastante interessante, foi de um utilizador que à pergunta "Mas porque é que frequentas um Mundo Virtual?" me respondeu: "Porque aqui, todos podemos ser o que desejamos, não há pessoas feias, nem pessoas gordas, é um mundo criado a partir da idealização da perfeição julgada pelos humanos."

Quanto aos movimentos ideológicos, para além de "SL"possuir a opção de "criar um grupo" no mundo virtual em questão, facilmente será possível observar que Barack Obama fez uma campanha enorme através deste suporte; Artistas de renome mundial deram concertos, como Madonna; e até que a informação do desaparecimento de Maddie Maccain por "SL"passou.

Concluindo, os mundos virtuais, quase que podem ser representações do real "onde não existem pessoas feias, nem gordas", onde nos é possível divulgar trabalhos, ideias, defender direitos e opiniões, na verdade, um mundo virtual é parecidíssimo com o Mundo real, não sendo, como as pessoas pensam um oposto do mesmo.


sexta-feira, 27 de março de 2009

Comunidades Virtuais:



Este exercício tem como objectivo a pesquisa de comunidades virtuais existentes em distintas áreas e interesses disponíveis na “internet”.

Em relação à pesquisa, decidi escolher, como tema, "Weeds", uma serie televisiva cuja produção e exibição está a cabo do grupo Showtime.


Já conhecendo o hi5, limitei-me a iniciar uma pequena pesquisa entre os grupos do “site”, grupos, esses, distinguidos por interesses partilhados por utilizadores de hi5. Limitei-me a fazer uma pesquisa básica sem qualquer restrição, visto que o site em questão não se limita a uma língua só, ou a um único país, tornando por isso a minha pesquisa mais geral. A comunidade virtual que mais achei pertinente, em relação ao tema escolhido, foi “Weeds fans – For weeds lovers.

Já em relação ao Flickr, como não estou ainda muito ambientada com esta ferramenta, fiz apenas uma pesquisa, digitando na caixa de pesquisa a palavra “Weeds”, mas, definindo a pesquisa para grupos e descrições dos mesmos, nessa serie de “sites” apresentados, mais uma vez, procurei o que achei que mais se adequava ao objectivo da minha pesquisa, ou seja, Showtime’s Weeds.

Para finalizar a pesquisa, fiz uma procura rápida no Google, definindo a pesquisa para “páginas escritas em Português”, sendo, dentro do resultado apresentado, o site da "Sapo" o que mais correspondeu às minhas expectativas, ou seja, Erva – Weeds.


Estes três resultados, foram, de certa forma os que mais se identificaram com o que eu pretendia, de qualquer forma, devo confessar, que não tive grande preocupação em descriminar, ou não, a pesquisa de maneira a tornar a mesma mais directa e objectiva, no entanto, essa menor preocupação serviu também para que eu ficasse com um maior leque de opções, as que mais tarde iria excluir deixando apenas as que anteriormente apresentei.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Iniciação a novas ferramentas "web":


Para que se seja conseguida, uma maior à vontade no que toca à navegação na Internet, foi-me pedido, mais uma vez para a disciplina de Cibercultura, que sempre está subjectivada neste blogue, que criasse contas nas mais variadas ferramentas disponíveis na“web”. Como tal, e por serem as que neste momento me trarão um maior reconhecimento a nível profissional, acabei por criar“acounts” em quatro ferramentas específicas, sendo elas: oDelicious, o Flickr, oYouTube e o Twitter". 


De todas as ferramentas referidas anteriormente, apenas com o YouTube eu já tinha trabalhado, de resto, apenas conhecia o Flickr, mas nunca dele me fiz utilizador. 


À primeira vista, todos estes sites possuem de uma grande integração social, partilha e comunicação. Todos eles, no fundo, dão a oportunidade ao utilizador de poder partilhar com o mundo o que mais gosta, o que vê, o que ouve, fazendo-o com apenas algumas pequenas diferenças de uma ferramenta para outra.

Por exemplo, enquanto o Delicious” nos permite partilhar com outros utilizadores os nossos favoritos, o Flickr permite que mostremos aos mesmos a nossa galeria de fotos virtuais. Já o YouTube, permite o “upload” de vídeos feitos e manipulados por nós mesmos. Em relação ao Twitter", das quatro ferramentas, é a que mais se distingue das outras, pois este “site” tem o formato de“microblogging”, ou seja, é-nos limitado o uso de caracteres na interacção com outros utilizadores, o que nos obriga a ter uma maior objectividade e a ser mais apelativos. 


Em relação às expectativas, acredito que todas as ferramentas que nos são facultadas existem para uma maior inserção no meio“web” pelo que, farei os possíveis para conseguir uma maior integração nas mesmas, tanto a nível profissional, como a nível do lazer.


sexta-feira, 13 de março de 2009

Pesquisa & "wikis":


Inicialmente, optei pela Bomba Atómica como tema. e então, aqui fica a minha pesquisa:


Sendo uma arma de um poder destrutivo imenso, a bomba atómica, cuja sua energia deriva de uma reacção nuclear, é a única bomba capaz de causar uma destruição tão grande quanto aquela que aconteceu em Hiroshima, a seis de Agosto de 1945.

Muitas vezes, este tipo de bomba, confunde-se com um aparato de fissão. Mas o que caracteriza uma bomba atómica, para além do seu poder indiscutível, é o facto de a sua utilização ser militar via meios aéreos, como caças ou bombardeiros.


Para fazer esta pequena pesquisa, utilizei três "sites" de formato "wiki", a "Wikipédia", a "Wapédia" e a "wikiquote".


Quanto aos três “sites” que utilizei, todos eles giram à volta da mesma estrutura, sendo eles, enciclopédias on-line cujo próprio utilizador, possuindo conhecimento, poderá ajudar à expansão da mesma, sendo que, em relação à "Wapédia", esta se encontra em versão móvel, podendo por isso ser, com maior facilidade, pesquisada em dispositivos moveis, como telemóveis.


terça-feira, 3 de março de 2009

Análise de blogues:



Depois de uma fase de pesquisa, deixo aqui os três blogues que escolhi para a análise no âmbito da disciplina em causa (Cibercultura): Afaz Multimédia – Design Digital, TechWorld – Mundo Tecnológico e Live Tecnologies.


Começando pelo primeiro, Afaz Multimédia – Design Digital, o seu conteúdo foca directamente a plataforma em que foi desenvolvido. As suas mensagens ou “posts” contêm “tags”, para que seja fácil a identificação de assuntos relacionados com a mensagem correspondente aos mesmos. Quanto ao “Social Bookmarking”, este Blogue não possui, tal como “Crowdsourcing Content”.


Em Relação ao TechWorld – Mundo Tecnológico, este blogue explora a evolução da tecnologia actual, trabalha em volta da tecnologia digital gerada no mundo, tal como o seu nome indica. Semelhante ao anterior, este blogue não dispõe também de “Social Bookmarking” nem de “Crowdsourcing Content”, no entanto, na lateral, contem uma enorme a vasta gama de outros sites relacionados e que o autor considera interessantes, já em relação aos “tags”, este blogue é adepto da sua utilização sendo ela de bastante frequência.


Para finalizar, Live Tecnologies, um blogue bastante semelhante aos anteriores, tanto no conteúdo, como na sua estrutura. Procura também a partilha ao mundo da evolução tecnológica e ajuda o seu leitor a conhecer programas e outras utilidades digitais.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Bem-vindos ao meu blogue (actualizado a 04-03-09)



O meu nome é Alice Margarida Pereira, estudo no Instituto Superior Miguel Torga, no 1º ano de Multimédia, e este será o espaço que utilizarei a disciplina de Cibercultura (disciplina do segundo semestre).


Este blogue será, então, utilizado como que se de um portefólio se tratasse, estando por isso em constante actualização e mudança, pois, nele, serão postados todo um grupo de exercícios que, durante o semestre em questão, serão desenvolvidos e trabalhados.


Para uma pequena introdução à disciplina, que acima descrevi, deixo aqui o acesso a um blogue que encontrei, directamente relacionado com o tema dessa mesma disciplina, de nome Bibliografia de Cibercultura.